domingo, 10 de dezembro de 2006

O que é um RFID EPC

Como as siglas indicam, RFID é Radio Frequency Identification e EPC é Electronic Product Code.

RFID – Tecnologia que utiliza as ondas de rádio para codificar e armazenar dados em transponders
(1)

EPC – Utiliza uma sequência de números para identificar o fabricante, o produto e um número de série exclusivo para cada unidade de artigo. Esta sequência de números é gravada no chip da etiqueta RFID.
Mas… o que fazem? Para que servem?

As etiquetas RFID, são etiquetas que podem conter códigos de barras. Além disso, têm um chip e uma antena que permitem guardar mais informação, normalizada pelo EPCglobal, organismo que controla uma normalização única num protocolo que será o manual técnico para criar todos os produtos que se utilizarão com esta tecnologia. Isto é, normaliza as etiquetas, a informação contida, os leitores que se utilizarão, etc.

Estas etiquetas (que contêm o chip), emitem sinais de rádio com um identificador único e irrepetível que será lido no momento em que passar pelas antenas receptoras. A informação lida poderá viajar ou não através da rede global EPCglobal e poderá compara-se numa qualquer base de dados e permitirá, entre outras coisas, manusear um stock on-line, assim como também verificar pontos de reposição ou mercadoria mal colocada nas gôndolas ou prateleiras e até os gostos do consumidor. Poderemos obter uma infinidade de informação complementar associando o número EPC a uma base de dados.

O RFID EPC permite ter um rastreio preciso de cada produto, sem a necessidade de leitura mediante o contacto visual, como é necessário com o código de barras. Desta maneira, conhecer-se-á o movimento de cada produto, e em que momento exacto se produziu alguma falha, graças à leitura simultânea de todos os produtos transportados e integrados em cada carga ou descarga.
Se bem que o valor actual das etiquetas ainda é elevado, já se está trabalhar para reduzir custos. Há empresas que já as estão oferecendo a menos de Euro 0,05 por unidade. A Gillete, comprou 500 milhões destas etiquetas inteligentes a esse valor.

Por outro lado, esta tecnologia já é usada por algumas empresas como o Carrefour – que as usam para os seus inventários – e a cadeia Alemã Metro também a está usando em alguns dos seus supermercados.

Fazendo uma comparação entre o RFID e o Código de Barras:

RFID
Código de Barras

Não é necessário apontar à etiqueta para leitura Necessita ter visível o Código para leitura
Leitura de etiquetas simultânea Leitura uma a uma
Levanta-se a informação da etiqueta Indispensável que a etiqueta não esteja
suja ou rasgada
A intervenção do operador é mínima A intervenção do operador é necessária
As etiquetas são regraváveis Só podem ser utilizadas uma única vez


RFID é a tecnologia que permitirá toda a informação actualizada on-line, combinando-a com EPC evita-se a manipulação dos produtos, obtendo-se uma rastreabilidade total perante contratempos, bem como outros benefícios.

Poder-se-ia afirmar que esta tecnologia do futuro já está ao nosso alcance para simplificar o nosso trabalho, e porque não, a nosso modo de viver.


(1)
transponder é um suporte electrónico com capacidade para guardar dados e retransmiti-los – ex. via-verde.

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