segunda-feira, 24 de março de 2008

Entregaremos ainda hoje...

Infelizmente, alguns valores relacionados com o mundo dos negócios estão de “cabeça para baixo”.

Um desses valores é o prazo de entrega:
Naturalmente, a entrega da mercadoria (produto ou serviço) no prazo acordado deveria ser o mais frequente, e os atrasos, excepções causadas por problemas de produção ou entrega.
Infelizmente, não é isso que acontece: receber mercadorias no prazo é ainda problema latente em alguns sectores e países desta economia cada vez mais globalizada.
A pergunta que fica no ar é: qual motivo pelo qual as empresas não cumprem com os seus prazos de entrega, uma vez que são elas mesmas (na maioria das vezes) que o estipulam?
O maior objectivo de todas as empresas é vender, pois sem vendas não existe empresa. Diante de um Cliente em potencial, algumas empresas prometem prazos extremamente menores do que os dos concorrentes com o objectivo único de “ganhar" a venda. Isso é agravado diante de Clientes que possuem urgência na entrega do material.
É importante salientar que nem sempre a promessa falsa do prazo de entrega é feita com esse objectivo: algumas empresas, no intuito de surpreender o Cliente no momento da venda, informam prazos de entrega extremamente rápidos e depois não conseguem cumprir.
Ainda existem as empresas, ou melhor, vendedores que desconhecem totalmente o processo produtivo do produto e suas dificuldades. Por ignorância, promete ao Cliente a entrega de um produto que demorará muito mais tempo para ser produzido ou finalizado do que pensava.
Não podemos esquecer o problema da comunicação entre os departamentos de vendas, compras e produção (ou entre as pessoas responsáveis pelos mesmos).
Vejamos o que acontece:
O vendedor acha que a empresa tem o produto em stock. O responsável pelo stock acha que a produção está produzindo mais produtos. O responsável pela produção acha que ninguém comprará aquele produto naquela semana (“…afinal, vende-se tão pouco...”).
E no meio de tanto "achar”, o vendedor promete um prazo de entrega, só que não existe stock e a produção precisa começar a produzir... Quem fica à espera? O Cliente.
Por fim, a organização e a sequência de actividades na produção são extremamente responsáveis pelo atraso na entrega: diante de vários pedidos, a ordem de execução ou entrega passa a ser a ordem de reclamação dos Clientes. O pedido chega à empresa com um prazo razoável para entrega. Como existem vários pedidos não executados que já estão próximos da data de entrega, dá-se preferência a eles, e assim vai-se, dia após dia “apagando incêndios”, ou seja, executando todos os pedidos que já deveriam ter sido entregues ontem. Só quando passa o prazo de entrega e o Cliente liga a reclamar, é que o pedido é executado (e entregue com atraso)...
Para evitar que tudo isto aconteça na empresa (ou para minimizar os efeitos do atraso) atente-se para as seguintes dicas:
- Adopte um prazo de entrega padrão (e de preferência entregue a mercadoria antes dele);
- Explique aos vendedores o processo de produção de cada produto e quanto tempo leva em média;
- Estipule um limiar de quantidade: Se o pedido for maior que X, deve-se consultar o stock e a
produção antes de dar o prazo;
- Surpreenda o Cliente na entrega e não no acto da venda (nunca o contrário);
- Estimule a comunicação e amizade entre vendedores e produção: algumas vezes é possível reduzir o
prazo para entregar um pedido em determinada data;
- Organize a execução dos pedidos através de alguma lógica, por exemplo, ordem de chegada.
Lembre-se: toda regra tem suas excepções, mas se as excepções forem muitas, não existe regra;
- Em caso de atraso, comunique ao Cliente imediatamente. Seja honesto, diga qual exactamente é o problema e estipule um novo prazo: Jamais deixe de cumprir com o segundo prazo.
Com o tempo, empresas que não respeitam o prazo de entrega ficam desacreditadas. E os Clientes, que não acreditam mais na empresa, deixam de comprar. E sem compras não há vendas. E sem vendas não existe empresa...Eu finalizo com uma pergunta: arriscaria comprar algo de uma empresa que nunca entrega no prazo numa situação em que você mesmo tem um prazo a cumprir?

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